Coluna - Política & Juventude | Você sabe o que é corrupção?

Pois nesses parâmetros sabemos que todos os segmentos do nosso país são prejudicados.

Por Givaldo Luiz 23/11/2016 - 16:49 hs
Coluna - Política & Juventude | Você sabe o que é corrupção?
Divulgação

Nestes últimos dias temos escutado falar muito sobre corrupção, não porque esse ato começou agora, mas tem vindo de muito tempo atrás ou melhor, desde a formação do nosso país existiu meios desonestos como por exemplo, o caso mais frequente no passado era de funcionários públicos encarregados de fiscalizar o contrabando e outras transgressões contra a coroa portuguesa e ao invés de cumprirem suas funções e deveres acabavam praticando o comércio ilegal de produtos brasileiros como pau-brasil, especiarias, tabaco, ouro e diamante; ressalto que tais produtos somente poderiam ser comercializados com autorização única e especial do monarca. Bem, agora essa prática virou cotidiano na vida dos brasileiros onde ligamos a TV, rádio ou até mesmo quando lemos uma revista está lá estampada em letras garrafais sobre essas sujeira e mazela desgraçadas, mas você sabe o que é corrupção?

Corrupção é o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra. É tirar vantagem em um "projeto de poder" atribuído geralmente a um Partido Político que visa dominar e perpetuar-se no Poder. "Corrupção" vem do latim corruptus, que significa no verdadeiro vernáculo "quebrar e manter o quebrado em pedaços (através da calúnia)".

Pois nesses parâmetros sabemos que todos os segmentos do nosso país são prejudicados; saúde pública sucateada, a segurança pública falida e consequentemente um aumento assustador da violência em nosso meio. O exemplo mais recente da corrupção política em nosso país é o escândalo da Lava Jato, existiu outros escândalos que tiveram repercussões nacional e onde deu início toda essa merda no ventilador público, que iniciaram em 2005 como o Mensalão e em seguida o Petrolão e atualmente o Lava Jato.

Aí você se pergunta: essa situação pode mudar? Sim, pode! Desde que você e eu nos manifestemos e cobremos das autoridades transparência  e o principal, saber votar certo e não em troca de dinheiro, pois isso também é uma forma de corrupção, mas tendo a consciência que o nosso país só vai está limpo dessas mazelas se em nós tiver os valores morais que definem certos julgamentos do bem e do mal reconhecendo que um país só tem crescimento se todos pensarmos em um país rico e próspero para todos.

Curta a página oficial AlagoasNT no Facebook e @AlagoasNT no Twitter.







Deixe seu Comentário