Novo listão de aprovados na Uncisal deve ser divulgado nesta terça-feira

Por enquanto, possibilidade de realização de um novo certame está descartada pela instituição

Foto: Felipe Brasil


Após a anulação do resultado do vestibular da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), anunciada nesta segunda-feira (22), pelo Instituto AOCP, responsável pela aplicação das provas, o reitor Henrique Costa concedeu entrevista coletiva e afirmou que foi surpreendido nesta manhã pelo cancelamento do resultado. Ele anunciou que uma nova lista de aprovados será divulgada nesta terça-feira (23) e que os candidatos terão acesso às provas e também à base de cálculos. Por enquanto, a possibilidade de realização de um novo vestibular está descartada.

 

"Nós entendemos a dor dessas pessoas que, por ventura, tenham se sentido lesadas por esses problemas", disse o reitor da Uncisal, destacando que somente após a nova listagem de aprovados é que a instituição vai ver o que será feito com os 13 estudantes que chegaram a fazer as matrículas - que foram iniciadas hoje, antes do anúncio do cancelamento do resultado. 

 

Henrique Costa também ressaltou que os nomes dos aprovados só serão divulgados quando houver 100% de segurança, para que não ocorram novos erros que possam prejudicar ainda mais a imagem da instituição. 

 

A Uncisal está agora aguardando uma reposta do Instituto AOCP sobre o erro detectado na primeira lista de aprovados. "Se for algo gravíssimo, que não possa ser corrigido, vamos sim realizar um novo certame, mas se for algo pontual, essa possibilidade de fazer um novo vestibular está descartada. Não sabemos a gravidade desse erro. Como reitor, espero que as mudanças não sejam tão significativas, mas tudo depende da gravidade do problema. Pode ocorrer de ter uma grande mudança no resultado, mas espero que não", falou. 


 

Segundo o reitor, o problema na primeira lista divulgada foi detectado pelo setor de TI da empresa no sistema de cálculos das notas. Desde que a notícia sobre erros no listão foi divulgada, os candidatos começaram a se mobilizar e a cobrar explicações, e muitos deles disseram que entrariam na Justiça. Durante a coletiva, o reitor Henrique Costa informou que a Uncisal estará pronta para responder a qualquer processo judicial que possa ser ingressado devido ao problema. 

 

A listagem dos aprovados foi divulgada na última sexta-feira (19), após várias horas de atraso em relação ao horário anunciado. Os shows preparados pelos alunos mais antigos da instituição para dar as boas vindas aos novos estudantes tiveram que acontecer antes do anúncio, que só ocorreu no final da noite. 

 

Questionado sobre a ida de algum representantes da universidade para acompanhar o processo de correção, o retiro explicou que não havia a necessidade neste momento de enviar alguém para Porto Alegre-RS para acompanhar o processo, mas que deve enviar caso for detectada nova irregularidade.