Governo de Alagoas estimulará pequenas lavouras irrigadas no Canal do Sertão

Projeto deve beneficiar 200 famílias com investimento sustentável e autossuficiente.

Por Luciano Ribeiro/Estagiário com 7segundos 01/02/2018 - 17:19 hs
Foto: Divulgação


A Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), em mais uma iniciativa em favor de pequenos produtores do interior do Estado, acaba de firmar uma nova parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e a Emater. O propósito é implementar um projeto de desenvolvimento rural que visa a transformação social, produtiva e ambiental de 200 famílias que moram nas proximidades do Canal do Sertão.

 

De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Israel Lessa, que recentemente foi empossado No cargo, a ideia é liberar pouco mais de R$ 5 milhões e meio para pequenos produtores de frutas e hortaliças, mas também de forragens, que necessitam garantir suas irrigações, o que depende exclusivamente de projetos que possibilitem o acesso às águas do canal sertanejo.

 

A maior parte deste recurso, segundo Lessa, está garantido pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), por orientação do governador Renan Filho, que entende como urgente o atendimento às necessidades dos agricultores familiares alagoanos.

 

Uma outra parte, cerca de 400 mil reais, serão aportados pela Desenvolve para assegurar que os ribeirinhos possam iniciar suas plantações e mantê-las de modo sustentável e ambientalmente responsáveis.

 

“Precisamos realizar essas liberações de maneira coerente, com embasamento técnico e garantias de que as produções darão retorno aos pequenos agricultores. Esse papel é o que entendo como o que devemos adotar, provando que não basta dar o investimento, mas, principalmente, ajudar o tomador a aplicá-lo de modo eficaz”, apontou o diretor.