Filme alagoano premiado em Gramado terá sessão especial em Maceió

Nara Normande, diretora do curta-metragem participará da exibição e conversará com o público

Foto: Divulgação


Uma das produções brasileiras mais celebradas de 2018, o filme "Guaxuma", da alagoana Nara Normande, será exibido pela primeira vez em Maceió. A sessão especial ocorre na sexta-feira (7), às 20h, e abre a Mostra Sururu de Cinema Alagoano, que, por sua vez,  é a principal janela de exibição da produção audiovisual local.

 

Além de "Guaxuma", premiado como o melhor curta-metragem da 46ª edição do Festival de Gramado, serão exibidos dois outros filmes dirigidos por Nara Normande: "Sem Coração" (2014) e "Dia Estrelado" (2011). A diretora participa do evento e deve conversar com o público sobre sua trajetória e os bastidores do curta inspirado na infância da cineasta em Guaxuma, praia do Litoral Norte de Alagoas.

 

 

No Brasil e no mundo

 

Ainda em fase de produção, o filme foi selecionado para o festival mais prestigiado do mundo da animação, o Festival International du Film d'Animation d'Annecy, na França, onde ocorreu a premiere internacional. A estreia brasileira veio em seguida, no Anima Mundi, a mais importante de animação da América Latina. Outro grande festival a exibir a obra foi o 43º Festival Internacional de Cinema de Toronto. E aí veio Gramado, que consagrou o filme com o Kikito de melhor curta-metragem de 2018.

 

Nara Normande 'é de Alagoas, mas radicada no Recife, em Pernambuco. Aos 31 anos, a diretora evoca, no filme, memórias da infância à beira-mar de Guaxuma. A trama expõe a amizade da própria Nara com Tayra, elas eram amigas inseparáveis e viviam em uma comunidade hippie. A animação documental em 2D usa a areia como obra prima dos desenhos e bonecos, em uma obra poética e cercada por afeto e nostalgia. A produção é uma colaboração do Brasil com a França e demorou dois anos e oito meses 

 

 

 

"Espero que esses reconhecimentos façam os governantes enxergaram o potencial do audiovisual e dos realizadores alagoanos. Guaxuma, mesmo com sua forte ligação com Alagoas, foi feito por meio da Lei de Incentivo pernambucana. Para você ver como é importante ter acesso a isso", comentou a cineasta em entrevista à Gazeta de Alagoas.

 

Sururu

 

A exibição de "Guaxuma" inicia uma série de atividades paralelas à mostra competitiva da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, que seguem até o dia 16 de dezembro. A programação completa pode ser conferida na página oficial do evento.

 

Serviço

 

O quê: Sessão especial "Guaxuma" e obra da diretora Nara Normande

Quando: Sexta-feira, 7 de dezembro, às 20h

Onde: Cine Arte Pajuçara

Quanto: R$ 8 (meia)

Informações: (82) 3316-6000