Um Príncipe Chamado Exupéry em São Miguel dos Campos

Apresentação do espetáculo da Cia Mútua tem patrocínio da Petrobras e do Ministério da Cidadania

Foto: Divulgação


A cidade de São Miguel dos Campos receberá, de 24 a 26 de agosto, a Cia Mútua, de Santa Catarina. Durante três dias, a companhia catarinense realizará um projeto de circulação que inclui apresentações do espetáculo Um Príncipe Chamado Exupéry, workshop e intercâmbio com companhias teatrais locais.

 

As ações da Cia Mútua são inteiramente gratuitas e terão interpretação simultânea em libras nas apresentações e no workshop. 

 

Nos dias 24 e 25 de agosto serão realizadas duas apresentações do espetáculo Um Príncipe Chamado Exupéry, na Escola Municipal Mário Soares Palmeira, localizada no Centro da cidade. No sábado, a encenação será às 20h e no domingo às 18h. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação.

 

No dia 25 de agosto, logo após a apresentação da peça teatral acontecerá um workshop com o público presente e convidados, também na Escola Municipal Mário Soares Palmeira.

 

Na workshop será abordado o processo de montagem do espetáculo, incluindo a minuciosa pesquisa sobre a vida e obra de Saint-Exupéry, e a produção dos bonecos e da cenografia.

 

No dia 26 de agosto, às 19h, na Casa da Cultura, no centro da cidade, acontecerá um intercâmbio com os grupos teatrais locais.

 

 

O espetáculo

 

Exupéry é um jovem e destemido aviador. Ele e seus amigos, que juntos formam “os cavaleiros do céu”, enfrentam o mar, o céu e o ar; a noite, o deserto, as montanhas e as tempestades para cumprir seu ofício: transportar o correio aéreo. Essa vida de perigo, mistério e aventura inspira Exupéry a começar a escrever sua obra.

 

Espetáculo de teatro de animação inspirado na vida do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, entre 1926 e 1944, quando antes de ter-se tornado conhecido mundialmente por seu romance “O Pequeno Príncipe”, Saint-Exupéry trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale.

 

E numa época em que os aviões eram quase de papel, entregava cartas em escalas de vôos diários, que se estendiam pela Europa, África e América do Sul. Uma de suas escalas era na praia do Campeche, em Florianópolis, local onde ele ficou eternizado como “Zéperri”.

 

O espetáculo Um Príncipe Chamado Exupéry chega a São Miguel dos Campos depois de passar pelas cidades alagoanas de Maceió e Penedo, onde também foram realizadas apresentações, workshops e intercâmbios com companhias teatrais locais, em circulação teatral patrocinada pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, Ministério da Cidadania e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

 

Programa Petrobras Distribuidora de Cultura

 

Trata-se de uma seleção pública que tem como objetivo contemplar projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em parceria com o Ministério da Cultura. No último edital, foram investidos R$ 15 milhões. Ao todo, foram escolhidos 57 espetáculos, representantes das cinco regiões do país, com apresentações em todos os estados. Além disso, tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, da Secretaria Especial da Cultura e da Lei de Incentivo Federal.

 

 

Um Príncipe Chamado Exupéry

 

Local: Escola Municipal Mário Soares Palmeira

 

Dias: 24 de agosto (às 20h) / 25 de agosto (às 18h)

 

Com interpretação simultânea em libras

 

Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação

 

Workshop

 

Local: Escola Municipal Mário Soares Palmeira

 

Dias: 25 de agosto (às 19h30)

 

Com interpretação simultânea em libras

 

Intercâmbio grupos de teatro

 

Local: Casa de Cultura

 

Dias: 26 de agosto (às 19h)

 

Contato e informações: Abides Oliveira (82) 99930-9866