Cobradores do transporte público de Maceió são formados motoristas profissionais

Nova qualificação significa oportunidade de crescimento desses profissionais nas empresas em que trabalham

Foto: Divulgação


60 cobradores de ônibus do sistema de transporte público de Maceió foram formados motoristas, na manhã desta sexta-feira (20), por meio do Programa de Qualificação do Sest Senat. A nova qualificação dos profissionais foi comemorada com uma solenidade, que contou com empresários do setor de transportes, autoridades e integrantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Maceió (Sinturb).

 

O Programa de Qualificação de Cobradores visa abrir as portas do mercado de trabalho para os cobradores, que, agora têm uma nova função. A formação ocorre por meio de cursos teóricos sobre a profissão de transporte de passageiros. Até o final do ano, mais de 140 profissionais estarão capacitados para a nova profissão e já podem ser contratados pelas empresas.

 

De acordo com o presidente do Sinturb, Guilherme Borges, as empresas estimularam a participação dos rodoviários no curso de qualificação. "Por ser uma função, os cobradores ficam sem expectativa de crescimento dentro das empresas e com esse projeto eles podem se qualificar e até absorvidos pelas empresas que já trabalham. É uma oportunidade de ter uma nova carreira, as empresas estão muito satisfeitas com a adesão e querem incentivar ainda mais a participação da categoria. Atualmente mais de 70% dos passageiros utilizam o cartão bem legal, o dinheiro como forma de pagamento está cada vez sendo menos usado", destacou o presidente.

 

Flávio Gomes da Costa, promotor do Ministério Público Estadual,  falou sobre a importância da capacitação dos profissionais da área. "Vocês podem ser ótimos profissionais, mas se vocês tiverem capacitação e qualificação, se tornarão excelentes para o mercado de trabalho", destacou.

 

Ainda durante o evento um vídeo de depoimentos dos rodoviários foi exibido, onde eles puderam expressar as expectativas sobre a nova profissão.