Anitta e Ludmilla, revela novas brigas sobre o que é compor uma música

Era das parcerias no pop, rap e funk põe em xeque critérios sobre quem deve ser considerado compositor. Produtores veem Brasil atrasado em creditar 'beats' e 'feats'.

Por Edilane Almeida com G1 04/11/2019 - 07:33 hs
Foto: Reprodução


De quem é a música? A pergunta envolveu Anitta e Ludmilla por causa de "Onda diferente", mas vai além dessa faixa e da relação entre as duas. O caso traz à tona novas brigas sobre o que é ser compositor de uma música. O jeito de fazer hits pop muda e isso traz dúvidas sobre autoria.

 

Produtores de hits atuais reclamam que o Brasil está defasado: o som é cosmopolita, mas as regras são do tempo do vinil. O negócio hoje é fazer parcerias e amarrar com boas bases eletrônicas. Para criar, ninguém solta a mão de ninguém. Mas para dividir os créditos... é cada um por si.

 

O que aconteceu com 'Onda diferente'?

 

1- A polêmica começou quando a Ivete Sangalo cantou a música no Rock in Rio.

 

2- Ludmilla comemorou a presença da música que ela compôs. Fãs de Anitta apontaram que ela também estava na lista de autoras no Spotify, e criticaram Ludmilla.

 

3- Em um vídeo, Ludmilla revelou que escreveu "Onda diferente", mas sua gravadora, não quis lançar. Só depois que Anitta conheceu a música e propôs uma parceria a gravadora aceitou.

 

4- Anitta envolveu o produtor Papatinho e o rapper Snoop Dogg, que cantou um trecho em inglês. Ele exigiu 50% dos créditos de autoria, e foi combinado que os outros 50% ficariam com Ludmilla.

 

5- Por isso, Ludmilla e Snoop Dogg foram creditados como compositores e intérpretes. Anitta e Papatinho ficaram só como intérpretes.

 

6- Depois da polêmica, Anitta pediu calma aos fãs, disse que a autora era a colega, e a lista de autores no Spotify voltou a ter só Ludmilla e Snoop - mas a polêmica continuou.

 

A controvérsia toca em vários temas: a forma como Ludmilla foi subestimada pela gravadora, a questão racial e fofocas sobre a relação pessoal delas. Já a origem da disputa seguiu com solução duvidosa.