Sesi leva orientações sobre ergonomia a evento sobre LRF/DORT

O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (05), no auditório da Uninassau

Por Noah Alina 06/03/2020 - 13:42 hs
Foto: Reprodução


A ergonomia com olhar na mudança de hábitos. Este foi o tema abordado pela engenheira de segurança do trabalho do Sesi Aline Lou durante evento promovido pela Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas nessa quinta-feira, 5, no auditório da Uninassau. O objetivo foi discutir temas relacionados às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

 

Na manhã que começou aquecida com uma sessão da ginástica laboral do Sesi, Aline mostrou que a ergonomia não se restringe ao local de trabalho, mas se aplica, também, no lazer e em casa. “A gente precisa trabalhar sempre a questão da ergonomia de forma geral, com o físico e o mental. Se não tiver em comunhão, integrados, você não consegue estar bem, não consegue proporcionar um bem-estar ao trabalhador”, afirmou.

 

Ela ainda explicou os tripés da ergonomia (físico, cognitivo e organizacional) e revelou que, em Alagoas, o Sesi é referência em ações integradas, com profissionais específicos para trabalhar a ergonomia na Indústria. 

 

 

“Fazemos a análise ergonômica, onde a gente observa o posto individual de trabalho para cumprir legislações e identificar o que precisa ser corrigido. Além disso, temos ações integradas junto com a ginástica laboral, blitz postural e atividades educativas como teatro e palestras”, enumerou. 

 

O evento também teve palestras da juíza do Trabalho Bianca Tenório Calaça (LER/DORT – Um olhar jurídico) e da médica do trabalho e perita judicial Francine Souza Loureiro de Mendonça Caetano (LER/DORT – Fenômeno mundial).