Doação de perucas, Dia da Beleza, brechó e muita animação marcam Outubro Rosa na Santa Casa

Atividades no Centro de Oncologia reuniram crianças e adultos, como a doação de perucas e o brechó de roupas, calçados e acessórios organizado pelos colaboradores.

Foto: Ascom/Santa Casa de Maceió


A semana começou movimentada no Centro de Oncologia e no Serviço de Radioterapia da Santa Casa de Maceió. E não estamos falando da luta contra o câncer, que pacientes e profissionais das duas unidades travam todos os dias. Estamos falando de uma programação especial alusiva ao Outubro Rosa, campanha de alerta ao câncer de mama mas que beneficia homens, mulheres e crianças atendidas na Santa Casa de Maceió.

 

Um dos pontos altos da programação foi a entrega de perucas para crianças e adultos no Centro de Oncologia Professor Lourival Nunes da Costa. Trinta e nove peças foram confeccionadas e doadas numa parceria do salão de beleza Gabriela Cabús com os voluntários do grupo Fios de Anjo. Cada peça pode sair por valores que chegam a mais de 2 mil reais.

 

“Essas perucas farão a diferença na vida de pacientes que perderam os cabelos em virtude das terapias contra o câncer. É uma tentativa de resgatar a autoestima, que ajuda e muito no tratamento”, comentou Aishá Gois, gestora da Linha Oncológica da Santa Casa de Maceió.

 

O evento desta segunda (23) contou ainda com a participação de artistas voluntários, que realizaram performances e distribuição de brindes e lanches aos pacientes. O grupo de cabeleireiras também participou do tradicional Dia da Beleza, com direito à repaginada no visual e dicas de beleza para as pacientes e acompanhantes.

 

Outra atividade muito concorrida foi o brechó do Outubro Rosa organizado pelas colaboradoras do Centro de Oncologia. Elas arrecadaram roupas, calçados e acessórios e puseram à disposição dos pacientes para que escolhessem e levassem para casa.

 

Radioterapia

 

A equipe de profissionais e colaboradores do Serviço de Radioterapia também se mobilizou em torno do Outubro Rosa com um evento para os pacientes. A programação contou com o relato do tratamento da paciente Geane, que fez questão de compartilhar sua experiência sobre como lidou com a doença; e com um jogo de perguntas (quiz), com brindes, realizado pela equipe de Nutrição (brindes).

 

E teve mais: à tarde, o evento contou com o ballet da criança Maria Eduarda, neta de uma paciente da unidade; e com o relato da paciente Cícera, que também partilhou sua vivência e luta contra o câncer. Encerrando a programação, a equipe de enfermagem e a colaboradora Gil organizaram um quiz com brindes aos pacientes.

 

Paralelo a tudo isso, a equipe do salão de beleza Gabriela Cabús promoveu um Dia da Beleza com a participação das pacientes.