Setrand adia entrega do Eixo Viário Quartel para março

Obra estava prevista para ser entregue em janeiro, mas secretaria alega impasse envolvendo desapropriação.

Por Luciano Ribeiro/Estagiário com Gazetaweb 17/01/2018 - 17:58 hs
Foto: Pedro Ferro


A Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) adiou para o mês de março a previsão de entrega do Eixo Quartel, no bairro do Farol, em Maceió. A obra, vista como um desafogo no trânsito da parte alta da capital, foi iniciada em julho de 2016 e deveria ser entregue neste mês de março, mas um impasse envolvendo a desapropriação de um imóvel comprometeu os serviços.

 

Outro ponto destacado pela Setrand diz respeito ao início da construção de um parque linear, com o objetivo de conferir aos moradores da região mais uma opção de lazer na área que hoje compreende o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado.

 

"A Setrand acredita que não só os motoristas devem ser beneficiados com a construção do binário, mas também os moradores da região, que poderão usufruir de uma área arborizada de quase 600 metros quadrados, academia de ginástica ao ar livre, parque infantil, entre outros equipamentos urbanos", diz trecho da nota emitida.

 

E outra obra que não deve seguir o cronograma inicial é a do Eixo Cepa, também no bairro do Farol. Isso porque o Instituto do Meio Ambiente (IMA) embargou a obra em dezembro do ano passado, multando a Setrand em R$ 136 mil, devido à supressão de árvores além do permitido por lei. A secretaria, por sua vez, recorreu da decisão junto ao Instituto do Meio Ambiente e dos recursos Narturais Renováveis (Ibama).

 

"Já houve um diálogo com o Ibama, em Brasília, e estamos aguardando a liberação do órgão para que a obra seja retomada", informou a assessoria da Setrand, que não fala, ao menos por enquanto, em judicializar o caso.

 

Investimento

 

As obras dos Eixos Viários do Cepa e do Quartel estão orçadas em R$ 20 milhões. O Eixo Quartel terá cerca de seis quilômetros de comprimento, com início na Rua Marieta Lages, no Farol, e se estendendo até a Rua Ranildo Cavalcante, na Gruta.

 

O Eixo Cepa, por sua vez, terá cerca de nove quilômetros de extensão. O binário tem início entre as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, e vai até a sede do Ibama, na Gruta de Lourdes, passando por dentro do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).